Camarões demite técnico a 20 dias da Copa Africana de Nações
O técnico belga da seleção de Camarões, Marc Brys, foi demitido nesta segunda-feira (1º) pela Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), que convocou um comitê de emergência e nomeou David Pagou para o seu lugar, a 20 dias da Copa Africana de Nações no Marrocos.
No comando desde abril de 2024, Brys, de 63 anos, estava em conflito aberto com a federação e seu presidente, Samuel Eto'o, recentemente reeleito para chefiar a entidade.
Durante a reunião realizada em Yaoundé, a Federação decidiu nomear um técnico local, David Pagou, de 56 anos, que terá como auxiliares Alexandre Belinga e Martin Ntoungou.
A Fecafoot elaborou uma lista de 11 pontos para justificar a demissão de Marc Brys, que, segundo eles, visa "estabelecer um ambiente tranquilo dentro dos 'Leões Indomáveis' para uma preparação e participação ideais" na Copa Africana de Nações (CAN), que será realizada de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, no Marrocos.
No entanto, a demissão de Brys pode reacender tensões dentro dos órgãos dirigentes do futebol camaronês.
Desde sua nomeação em abril de 2024, vários conflitos surgiram entre o técnico belga e a federação.
Ele foi filmado em uma discussão acalorada com um representante do Ministério do Esporte e com Samuel Eto'o, ex-astro do futebol camaronês e atual presidente da federação.
Uma comissão técnica foi então contratada em maio de 2024 por Eto'o, liderada por Martin Ntoungou Mpile.
O conflito esfriou no início de outubro de 2024, com o Ministério e a federação concordando em manter Brys como técnico principal e adicionar treinadores locais escolhidos pela federação.
Os 'Leões Indomáveis' não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Na Copa Africana de Nações, Camarões vai enfrentar a atual campeã Costa do Marfim, além de Gabão e Moçambique no Grupo F.
P.A. Mendes--JDB