Vice-presidente da Comissão Europeia lamenta imagens 'aterrorizantes' de Minneapolis
A vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, lamentou, nesta sexta-feira (30), as imagens "aterrorizantes" de Minneapolis, onde foi registrada a morte de dois cidadãos americanos por disparos efetuados por agente federais de imigração.
"Não quero isso para meu país nem para o meu continente", disse a funcionária espanhola em uma entrevista concedida à AFP, em Bruxelas.
Ribera mencionou um "impacto terrível" após a morte de Renee Good e Alex Pretti, e criticou a violência exercida por agentes de forma "anônima" contra "crianças pequenas, mulheres e homens".
As declarações de Ribera são muito mais contundentes do que as divulgadas até o momento pela Comissão Europeia, que se limitou a considerar o caso um assunto "interno" dos Estados Unidos.
No entanto, a socialista espanhola é vista como uma voz diferente dentro da Comissão, e seu tom contrasta regularmente com a linha oficial.
Despois da morte de Pretti, Ribera havia publicado na rede social Bluesky mensagens sobre a indignação de Barack Obama e de Bruce Springsteen em razão do ocorrido em Minneapolis.
"Isso aconteceu em um país que foi fundado sobre um ideal de liberdade e proteção dos direitos e de respeito às pessoas", insistiu.
"Penso com muita frequência nos cidadãos americanos", nas "pessoas que estão genuinamente convencidas da importância da democracia, da proteção dos direitos e da liberdade. O que será que elas estão pensando?", se perguntou.
Ribera confia nos "tribunais, na capacidade de reação da sociedade americana", no Congresso ou "na administração federal" para recuperar uma "normalidade".
S. Aparecido--JDB